Pergunta cultural. Quais as moedas que foram usadas em Portugal? (Dica: Uma engana)

2021rfny_oficial

11 comments
  1. Tem diversos escudos aí. Mas tem dólar de Macau e outras.

2. algumas moedas parecem ser comemorativas (1000 ESC, 200 ESC(1ª fila), 500 ESC).

Moedas que realmente tiveram em circulação e lembro me delas: 1 Escudo(canto inferior esquerdo) 50 Escudos(secunda linha), 200 escudos(segunda linha)

3. É mais fácil perguntar quais dessas NÃO foram usadas em Portugal…

Tens aí 2 dólares de Hong Kong (nº3), 100 mils da Argélia (se não me engano, nº 7), 5 francos franceses (em estado miserável…nº6) 100 ienes do Japão(nº2), uma moeda quadrada de 5 ???(nº1), 10 cruzeiros do Brasil(nº5) e 200 pesos não sei de onde (nº4).

Guarda bem essa moeda de 1 Escudo de prata.

Tens aqui [https://imgur.com/a/p6ErZuI](https://imgur.com/a/p6ErZuI) uma pequena edição da imagem com todas as moedas estrangeiras marcadas.

Não considero as moedas de Angola ou de moçambique como estrangeiras. Na época em que foram cunhadas, Angola e Moçambique faziam parte de Portugal.

4. Todas.

Estás em Portugal e estás a usá-las para nos mostrar!

5. Todas menos:

Fila 1: 5 Cents do Sri Lanka; 20Esc. De Moçambique; 5 Francos de França;

Fila 3: 100 Won da Coreia do Sul; 100 Mills da Tunisia; 20Esc e 50 Centavos de Angola

Fila 4: 2 Dollars de Hong Kong; 200 Pesos da Colômbia e 10 Cruzeiros do Brasil

E depois dentro das de Portugal tens algumas que de facto não foram moedas de circulação

6. A 5 quadrada a 100 Tunísia e 10 Brazil e uma de pesetas

7. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: usei a 9ª, 12ª, 19ª. A de 10 cruzeiros não será brasileira?

Edit: Ao aproximar é que notei que está lá escrito: “Brasil”

8. Fun fact (se não estiver errado) existe uma moeda de 100 pesos, só não me lembro de onde) que passa por moeda de 1 euro em algumas máquinas de snacks

9. Também tenho uma dessas de 1000 escudos algures perdida aqui por casa. Sempre adorei moedas comemorativas.

Leave a Reply