Carneiro considera que Portugal de fronteiras abertas é uma “mentira dita mil vezes” pelo Governo


blJack

23 comments
  1. O PS que não se enterre mais porque sabe que teve muito mal nesta matéria e ter ditado o fim do SEF ajudou ao descontrolo total.
    Aliás a própria UE avisou Portugal que não poderia continuar assim.

    Não custava nada admitir o erro e seguir em frente.

  2. É ver os comentários que vão chegar aqui. 0 dados tudo tirado de feelings que malta que só sabe chorar que a culpa é dos outros e não nossa e do estado por estar tudo como está. Pais fraco fraco

  3. Claro que não, o que temos é uma fábrica de eleitores para o seu partido e para o do outro senhor

  4. Verdade.

    Era vê-los aqui a espernear a dizer que as fronteiras estavam abertas porque vinham ilegais.

    Lol

  5. Carneiro a enveredar ainda mais para o lado do PNS.

    Enquanto continuar a defender imigração como forma de resolver a pirâmide demográfica e crescimento econômico, o meu voto não tem

  6. Há mais de 1 milhão e 500 mil razões para o Carneiro estar errado.

  7. Carneiro tem toda a razão: nunca existiram “fronteiras abertas”, e afirmar que o PS ou a geringonça “abriram as fronteiras” é falso.

    Dito isto, é verdade que foi implementada uma política que permitiu a entrada legal de um número significativo de pessoas em Portugal. Contudo, à boa maneira portuguesa, esqueceu-se completamente de criar as condições necessárias para as acolher adequadamente, seja a nível institucional, seja em termos de habitação, serviços públicos ou condições de trabalho.

    Importa sublinhar que não foram os migrantes a causar estes problemas. A responsabilidade recai sobre quem (incluindo explicitamente o PS mas também o atual governo), ao negligenciar sistematicamente estas questões, tanto para estrangeiros como para nacionais, permitiu que se instalasse uma narrativa que injustamente responsabiliza os imigrantes pelos problemas reais que afetam essas áreas.

  8. Os maiores erros foram mesmo a questão da CPLP e deixar de existir fiscalização principalmente para todas as lojas e habitações sobrelotadas e claramente ilegais. Acredito que se tivessem estancado a situação em 2022, nem seria um assunto como é hoje em dia.

  9. É por estas e por outras que o PS não pode voltar ao poder tão depressa, abriram o bar e não querem admitir que o abriram.

    Infelizmente temos uma eleiçao de PR entre um gajo do PS que no ultimo debate deu a entender que estava alinhado com isto (com a resposta das legalizacoes dos ilegais em espanha) e um gajo da tasca.

  10. Não estão abertas? Até quando a lei diz que não deviam estar em Portugal, eles ficam em Portugal. Não sei que definição estão a usar de “fronteiras abertas”, mas é certamente a errada.

    [https://observador.pt/2025/06/28/portugal-da-ordem-de-expulsao-a-40-mil-imigrantes-ilegais-governo-admite-que-nao-tem-meios-para-expulsar-pessoas/](https://observador.pt/2025/06/28/portugal-da-ordem-de-expulsao-a-40-mil-imigrantes-ilegais-governo-admite-que-nao-tem-meios-para-expulsar-pessoas/)

    >O secretário de Estado Adjunto e da Imigração, Rui Armindo Freitas, revela que Portugal já notificou 40 mil imigrantes ilegais para abandonarem o país. Porém, as saídas são voluntárias e o governante reconhece que **o Estado não tem instrumentos para retirar essas pessoas do país**.

  11. É verdade, não tínhamos fronteiras abertas. Simplesmente parecia que não tínhamos fronteiras.

  12. a manifestação de interesse efetivamente tornou Portugal um país de portas abertas. Continuar a negar isso é só ser-se desonesto

  13. Com o frio que está, só mesmo o Carneiro e a demais carneirada para comer este gelado com a testa.

  14. >“cumpriu sempre as regras de controlo e de regulação à luz dos compromissos internacionais, mas procurou **fazê-lo com a humanidade**“.

    Eu não sou contra a imigração. Mas a ~~salganhada~~ salgalhada que aconteceu com a manifestação de interesse contradiz esta parte, para começar permitia que qualquer turista pudesse fazer o pedido de residência. E acabou por se tornar na principal forma de imigração, entupiu os serviços públicos e prejudicou os imigrantes que vinham com visto, até hoje com muitos atrasos significativos. Existiram também erros nas documentações na altura da transição do SEF para a AIMA, o que permitiu a entrada de pessoas sem a validação de documentos. E por fim, acabou por facilitar o tráfico humano.

    Os politicios deveria ser capazes de identificar o que fizeram bem e principalmente o que fizeram mal.

  15. O PS com este senhor não vai conseguir ganhar votos nas próximas eleições, é incrível como um partido tão grande não consegue atrair ninguém interessante para a liderança. O Pedro Nuno Santos era um reacionário, este parece que é sonso.

    Alguém encontre rapidamente um líder à altura para o Partido Socialista.

  16. O Carneiro estrebucha menos que o seu antecessor. Mas quando estrebucha, dá exatamente no mesmo tipo de discurso que o PNS.

    Portugal agradece, claro. Melhor mostrarem que continua a loucura coletiva do PS neste tópico em vez de nos tentarem iludir e, uma vez chegados outra vez ao poder, deixarem cair a máscara. A retórica do Seguro quanto ao tema, no debate anteontem, foi também bastante esclarecedora.

  17. Se Portugal tem as fronteiras abertas então o que dizer da Suíça, Alemanha, Irlanda, Áustria, Suécia, Luxemburgo, etc? Todos os esses países têm populações imigrantes superiores a 20%.

  18. Boa Carneira. Continua a falar bem alto para não restarem dúvidas do que o PS quer.

  19. Fónix, finalmente alguém do PS a desmentir a Mentira Repetida Mil Vezes.

  20. Como Polícia que sou, não consigo sequer explicar o estado em que a nossas fronteiras estiveram durante o ano pós fim do SEF. Era inacreditável.

    Ias a uma ocorrência. Era estrangeiro e sem documentos. Ia para a esquadra a fim de se descobrir se havia algo de errado. Enviava os dados ao sistema que ficou geringonçado depois do SEF.

    A resposta era SEMPRE (dito de forma mais formal, obviamente): Façam o que acharem correto.

    Ora, dar esta resposta a agentes que não têm a formação para decidir ou averiguar mais profundamente o caso em concreto resultava sempre na libertação do suspeito.

    A coisa melhorou depois dos primeiros meses de confusão da AIMA, e agora está bastante OK.
    Continua a haver um problema de logística porque não há espaço onde hospedar os ilegais até os processos de extradição decorrerem, pois os que existem estão completamente lotados, o que resulta algumas vezes na sua libertação, mas o caminho está a ser feito.

  21. Pq ele enquanto foi ministro teve muita responsabilidade pelo que aconteceu

Leave a Reply