
Lead: Na mesma semana, Comissão Europeia e Banco Central Europeu assumem que euro digital responde à necessidade de autonomia estratégica. Enquanto não chega, há soluções privadas a avançar.
—
VicenteOlisipo

Lead: Na mesma semana, Comissão Europeia e Banco Central Europeu assumem que euro digital responde à necessidade de autonomia estratégica. Enquanto não chega, há soluções privadas a avançar.
—
VicenteOlisipo
3 comments
Não entendo bem o conceito
Estão a re-inventar a roda?
Porque não simplesmente algo semelhante ao que ja existe (visa/master) europeu ou algo simples em cima da rede bancária europeia?
Por norma estas coisas se forem demasiado diferentes do que já existe a malta nao adere
No fim se for algo tipo mbway que funcionasse para todos na UE e cujo pagamento em loja fosse sempre aceite seria suficiente?
Estou agora no Brasil e é incrível aqui tem o mbway deles feito pelo banco central brasil ( chamado “pix” ) e é o standard em todo o lado, até vendedores de rua aceitam, em 1 mês nunca vi ninguém usar dinheiro e cartão também é raro
O problema as vezes destas soluções é que vem sempre com taxinhas que reduz a adoção ..
No brasil do que percebi o pix é bem mais barato que usar cartão então a adoção é global (muitas das vezes com cartão ate se paga mais…)
Isto vem na sequência daquele anúncio que postei do acordo entre a European Payments Initiative (FR-DE-Benelux) e a EuroPA Alliance (PT-ES-IT) para criar intercomunicabilidade entre os atuais sistemas de pagamento europeus (incluindo o MBway).
Melhor tarde do que nunca, mas mete “tarde” nisso, porque o Euro Digital está previsto para 2029, e vai permitir transferências sem custo numa plataforma pública e efetivamente soberana, por isso isto cheira mais a tentativa de último minuto para atrasar a solução pública do que uma efetiva vontade da banca privada em fornecer um serviço de escala europeia. E nem digo isto a bater especialmente na SIBS porque o MBway deve ser dos melhores – senão mesmo o melhor – destes serviços europeus, com a combinação de transferências instantâneas entre utilizadores privados, pagamentos entre clientes e negócios online, e até pagamentos em comércio físico – mais o cashback e MBnet e o Pulse e todas essas coisas.
O Euro Digital ainda só está previsto para 2029?