Deputada da IL diz ter sido insultada e intimidada fisicamente no desfile da Avenida da Liberdade



Deputada da IL diz ter sido insultada e intimidada fisicamente no desfile da Avenida da Liberdade

by try_again_tomorrow

33 comments
  1. O r/portugal é um subreddit fortemente moderado. Por favor consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) do sub antes de abrires um tópico ou participares activamente.

    Algumas notas acerca do funcionamento do r/portugal:

    * Se a tua conta tiver pouco histórico (conta muito recente ou baixo karma), ou um história de conteúdo controverso (karma negativo), os teus tópicos e comentários serão retidos para revisão dos Moderadores (Mods).
    * Se o teu post não aparecer publicado imediatamente, poderá ter sido capturado pelo filtro automático (Automod). Os Mods irão rever o teu post e autorizar a sua publicação.
    * Se identificares conteúdos que quebram as regras do r/portugal, por favor reporta-os.
    * Em caso de ban, podes fazer um Ban Appeal através do [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal). Para o mesmo caso e para outras dúvidas e sugestões relacionadas com o funcionamento do r/portugal, podes usar o r/metaportugal.
    * Por favor não contactes os Mods por DM (mensagem directa).

    ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.)

    ———-

    *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

  2. Se aconteceu, é lamentável. Mas lembrem-se que o cortejo é dos democratas, apesar de ter sido abandonado pela direita durante anos. Venham e festejem, recuperem/reclamem o vosso lugar e não se deixem levar pelo discurso da vitimização. A festa é demasiado bonita para a estragarmos com sectarismos. Da pluralidade também faz parte o pessoal pouco habituado ao discurso de direita democrática.

  3. > **”Alguém se sentiu muito incomodado, veio agarrar-me pelo braço, puxou-me, empurrou-me e começou a gritar que era comunista, que tinha lutado pelos nossos direitos e começou a insultar-me a mim, começou a insultar toda a gente que estava ali a cantar pela liberdade, esquecendo-se de que Abril foi feito para cantar precisamente contra todas as ideologias de índole totalitária”, afirmou.**

    Os insultos e toques físicos não são legítimos. Devem ser condenados.

    Agora, admito que tem particular piada que uma jovem, que transitou diretamente da associação de estudantes para a assembleia da república, diga a um comunista que indica ter lutado a favor dos direitos – que pelo retratado pode ter sido um militar de abril ou um comunista clandestino – que afinal ele estava errado, e que o que ele fez não é o que ele julga que fez…

  4. Vão para lá insultar comunistas e malta de esquerda (em vez do fascismo) e depois querem que os aturem. Lol ridículos. Ainda bem que foram o carro-vassoura da marcha. Assim ninguém teve que olhar muito para eles.

    Edit: podem dar os downvotes que quiserem, amigos liberais. A vossa falta de noção não para de surpreender!

  5. Agora que é uma senhora da IL algo me diz que as atitudes por estas bandas vão ser completamente diferentes de quando aconteceu a uma senhora da ADN.

  6. Vou ao cortejo da liberdade e apesar de ter achado lindo e me ter enchido a alma tanta gente, também vi algumas atitudes polarizadoras desnecessárias.
    Vi cartazes comunistas a dizer “25 de Novembro que se foda”, Liberais a gritar “comunismo nunca mais”, cânticos de “From the river to the sea”, cartazes de “morte aos senhorios”…

    Na esmagadora maioria do tempo foi fantástico, mas acho que ainda há espaço para melhorar e fazermos um 25 de Abril cada vez mais inclusivo e democrático.

  7. *”Ya é pena, é uma pena de facto, mas não vamos fazer um alarido nem deiaxar prejudicar a imagem do cortejo por causa disto! Não, isso não, aquilo é tudo boa gente, juro Joca!” /s*

  8. Que lhe chamem nomes não me incomoda nada. A parte de ter sido intimidada físicamente, mesmo sem saber detalhes, é sempre de lamentar.

    Relativamente à IL, eu queria mesmo muito um dia poder votar neles. Teoricamente têm algo para oferecer. Mas infelizmente estão completamente minados de putos parvos e ignorantes que vivem de memes. Ir gritar “25 de Abril sempre, comunismo nunca mais” é simplesmente uma atitude de mete nojo e mereceu todas as ofensas que terá ouvido.

  9. Próximo desafio, quando acabar o campeonato, independente de quem ganhar, aparecam no marquês com uma camisola do rival

  10. Imagina seres um comunista no estado novo, a arriscar seres preso, torturado ou mesmo a vida, para passado algumas décadas teres pessoas que para além de desconsiderarem o teu papel também te acusam de ser igual a aquilo contra o qual lutaste. Tudo isto no dia da celebração da revolução que ajudas-te a criar.

    Qualquer tipo de violência é errada mas é fácil de perceber porque é que algumas pessoas têm uma reacção tão visceral a tudo isto.

  11. Ir a um evento marcado maioritariamente ora por comunistas ora por nacionalistas/fascistas, falar contra a opinião deles e não esperar der agredida é que é muito inocente.

    Não devia acontecer, mas enquanto não se irradia de vez só o bom senso pode evitar estas situações.

  12. Bem, temos ir ver também o contexto. Os gajos vão a uma Manif com forte presença tradicional de comunistas, muitos dos quais tiveram ativamente na luta contra o estado novo, com cartazes a dizer communismo nunca mais. Provocaram, e depois queixem-se?

    Todos os democratas têm lugar neste dia, mas para isso é preciso vir sem ser a atacar os outros participantes ou então que o façam mas não venha depois chorar de terem resposta.

  13. Já agora, tem uma certa ironia que a Avenida da Liberdade começa no Marquês. Uma avenida com uma estátua de um ditador. É uma ironia (pensei nisto ontem quando via tipos em cima do leão da estátua)

    >His cruel persecution of the Portuguese lower classes led him to be known as Nero of Trafaria (Nero da Trafaria), a village he ordered to be burned with all its inhabitants inside, after refusing to follow his orders.

  14. Talvez agora as pessoas percebam que o que fazem a certas pessoas, só porque são do Chega, não está certo. Um dia toca a todos que não são do pensamento único 😄
    (Talvez até chegue a afetar pessoas do PS)

  15. Sempre que participo na marcha assisto a chimpanzés a dar esse espetáculo de tolerância. Começou com a nobre posição da associação 25 de abril recusar a participação da IL na marcha. E depois segue se todos os anos ao triste espetáculo dos carcereiros do 25 de abril.

  16. Se for o PCP ou BE a exercer violência é porque provocaram, o 25 de abril é de todos! Mas o PCP acha que é dele, não é! Não querem falar do 25 de novembro em que o PS impediu o PCP de colocar o país numa guerra civil para instalar a sonhada ditadura do proletariado? Gritam democracia para parecer bem mas são extremistas, não me admira que percam votos para o Chega, os extremos tocam-se…

  17. Temos agora que tolerar o intolerante? Se essa senhora estava a ser intolerante, fizeram bem em correr com ela.

    Se não estava a ser, está certa em reclamar.

  18. O 25 de abril apresenta bem a democracia portuguesa. Cheia de crentes em ditadores da foice e do martelo.

  19. que nojo de partido, num dia tão bonito em que o povo todo está junto pelo mesmo, a IL vai lá para dividir com frases nojentas e sem nexo, nem o PSD fez isso

    que raio de progressistas que estes saíram

  20. Já se sabe que os comunistas lutaram muito para acabar com o regime fascista de Salazar e pronto , fica por ai.

    Liberdade como a temos hoje , nunca tiveram interessados. Talvez seja por isso que por exemplo não se levantaram a aplaudir o Eanes na Assembleia, Abril para o PCP e militantes do Bloco , ficou aquém…porque não se tornou num regime fantoche da USRR. Mas o PCP e BE são só meninos especiais da turma nestes tópicos e são tratados como apoiantes liberdades, que não são.

  21. Ficou com inveja da outra maluca e teve de vir contar a sua historieta. Violência não tem justificado mas a provocação da senhora também é parva. Malta muito edgy de direita. Só faltou o abaixo os xuxas

  22. Pelos comentários estou a perceber que só quem participou no 25 de abril de 1974 é que pode festejar o 25 de abril em 2024.

  23. Embora seja lamentável, tenho dúvidas de que a IL não vá lá sempre exatamente para isto, provocarem e vitimizarem-se. À la CH.

  24. Errado, mas é mais do que óbvio que vão para lá cantar isso exatamente para armar confusão e depois dizerem que foram insultados e agredidos…. não é preciso ser um génio. Sabem que estão lá comunistas e vão cantar comunismo nunca mais….oh

  25. Imaginemos que durante a festa de anos de alguém, enquanto se está a cantar o “parabéns a você, um dos convidados aproveita para lembrar que o vizinho do 5ª esquerdo, o tal que faz muito barulho, também faz anos.

Leave a Reply